Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Direitos Trabalhistas, que todo cidadão deve saber

Os 15 direitos trabalhistas essenciais.

Publicado por Murilo Bello
há 7 anos

1) Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de trabalho.

Não existe aquela história de esperar para conhecer o trabalho do funcionário antes da contratação efetiva. A carteira deve ser assinada obrigatoriamente ao iniciar os trabalhos.

2) Exames médicos de admissão e demissão

A saúde do trabalhador deve ser uma preocupação constante, prevenindo situações de riscos, por isso é primordial que a empresa saiba previamente como essa se encontra e posteriormente ao fim do contrato de trabalho também, é uma garantia jurídica.

3) Repouso semanal remunerado

Todo trabalhador tem direito a descansar pela lei, devendo ter ao menos uma folga por semana.

4) Salário pago até o 5º dia útil do mês

Pode parecer difícil obter caixa para cumprir em dia com essa obrigação, mas está na lei. A empresa não pode atrasar esse pagamento, caso contrário poderá ser alvo até mesmo de processos.

5) Primeira parcela do 13º salário paga até 30 de novembro e segunda parcela até 20 de dezembro

Essa é uma dúvida muito frequente e é comum acontecer atrasos.

6) Férias de 30 dias com acréscimo de um terço do salário

Esse período deve ser somado anualmente. Importante é que legalmente não se deve admitir acúmulos de férias e mesmo a venda de férias deve ser liberada por convecção da categoria.

7) Vale-transporte com desconto máximo de 6% do salário

Independentemente de onde more o trabalhador, ele tem direito a ser ressarcido de seu deslocamento à empresa, sendo necessário contabilizar os meios de transportes tomados.

8) Licença maternidade de 120 dias

Toda mulher depois do parto, tem direito a esse período. Contudo hoje a legislação já permite e algumas empresas já aplicam a ampliação do prazo para até seis meses, ou 180 dias.

9) Licença paternidade de 5 dias corridos

Para o pai, o período que poderá auxiliar no cuidado com o filho é bem menor, contudo, já existe projeto de lei que possibilita as empresas ampliares esses prazos. Para funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadâ, a licença foi ampliada para 20 dias.

10) FGTS

O depósito de 8% do salário em conta bancária a favor do empregado é obrigatório, tornando-se uma garantia em caso de perda de emprego e em outras situações como entrada para a casa própria.

11) Horas-extras

As horas extras são devidas, toda vez que o empregado trabalha além da sua jornada normal de trabalho sem qualquer tipo de compensação em banco de horas. Ela deverá ser paga com acréscimo de no mínimo 50% em dias úteis e 100% aos domingos e feriados.

12) Garantia de 12 meses em casos de acidente

Quando há a ocorrência de acidentes de trabalho se tem uma preocupação legal muito grande em proteger o trabalhador, que ficará até um ano sem poder ser demitido;

13) Adicional noturno de 20% para quem trabalha das 22h às 5h

Esse é um dos pouco motivos que podem levar uma pessoa a querer trabalhar até altas horas da noite, pois os ganhos são podem ser interessantes.

14) Faltar ao trabalho

Em alguns casos como casamento (três dias), doação de sangue (um dia por ano), alistamento eleitoral (dois dias), morte de parente próximo (dois dias), testemunho na Justiça do Trabalho (no dia), doença comprovada por atestado médico, nesses casos não ocorrerão descontos;

15) Aviso prévio de 30 dias, em caso de demissão

As empresas também podem pagar para o trabalhador esse período, sem que ele precise trabalhar.

Murilo Tavares Bello

Advogado

  • Publicações2
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3723
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-trabalhistas-que-todo-cidadao-deve-saber/400861802

Informações relacionadas

Juri Descomplica, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Os principais direitos trabalhistas do trabalhador CLT

Tiago Aquines, Advogado
Artigoshá 7 anos

Nove mentiras e uma verdade sobre a Justiça do Trabalho:

Filipe Mendes, Advogado
Artigosano passado

Conheça 6 direitos trabalhistas que todo trabalhador precisa saber!

Artigoshá 5 anos

Afinal, a Justiça do Trabalho é protecionista? Mitos e verdades

João Felipe De Sá, Advogado
Artigosano passado

Quais são os direitos do trabalhador sem carteira assinada?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E qdo o empregado assina acordo de demissão e a empresa não recolhe o imposto na fonte ao demití-lo. A receita Federal deve cobrar do empregado ou da empresa, já que a obrigatoriedade, segundo a lei trabalhista, é da empresa em faze-lo? E se a RF resolve cobrar do empregado, porque é o lado mais fraco da corda e ele não tiver como pagar, pois já utilizou o que recebeu para reformar casa, pagar dívidas e resolver outras pendência? Esse empregado pode mover uma ação contra a empresa por estar fazendo passar por esse constrangimento de ser cobrado por algo que era de responsabilidade dela? continuar lendo